terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Folia de Reis

Em todas as regiões do Brasil, hoje é o dia de comemorar a Festa de Santos Reis. Após dias de folia, onde a comunidade se reúne em torno de uma crença popular nos três Reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, que viram a Estrela do Oriente, guiando-os para a gruta onde havia nascido há pouco o menino Deus. Lá, o presentearam com ouro, incenso e mirra.

A tradição originalmente portuguesa, ganhou espaço no Brasil e perdura com muita alegria até os dias de hoje em muitas cidades do interior brasileiro, muitas dão início à folia no Natal e só encerram no dia dos Reis, no caso, hoje. Na ocasião a comunidade se fantasia com bandeiras enfeitadas e saem pela cidade acordando as pessoas, com rimas, brincadeiras e músicas alegres e comemorativas. Claro que a comilança também rola solta durante todos os dias de folia, onde os foliões também aproveitam para beber o que podem e o que não podem, já que as casas ficam abertas e é desfeita não aceitar o que os anfitriões oferecem.

No último dia é que acontece a grande festa, com o dinheiro e as prendas arrecadadas, muita comida, bebida, pétalas de flores, papel picado e violas. Lá, o atual festeiro passa a bandeira para o próximo, que ficará responsável pela folia do ano que vem.

Independente da crença de cada um, o grande recado da Folia de Reis é o pedido de paz, alegria e tolerância entre os povos, além de proteção e sabedoria aos Santos Reis.

"...Ai que hora abençoada
Que a bandeira aqui chegou.
Ai, ela veio fazer visita a esse nobre morador
A folia aqui chegou,
Santos Reis vêm visitar,
Está pedindo a sua esmola,
Veja lá o que vai dar..."

"Entremos, cantores, entremos
Por este salão dourado.
Eu vou entrando, eu vou salvando
E para sempre sejas louvado.
Os três Reis do Oriente
Na sombra do seu telhado
Estamos fazendo adoração
Que de Deus somos mandados.
Na minha bandeira eu trago
Santo de grande virtude;
Ele vem lhe visitar
E vem lhe trazer saúde."

"Minha bandeira se despede,
Vai no giro de Belém.
Adeus, senhores e senhoras
Até para o ano que vem."

2 comentários:

DJULE disse...

Muitos nem sabem desta data só porque não é feriado. :S
Eu acho mara!

manu gomes disse...

tem comilança em Ritiba também?