sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Belo Horizonte um poema!!!

A capital mineira (e a capital mundial das mulheres lindas, inteligentes e charmosas...ta, parei) completa hoje seus singelos 111 aninhos, ou seja, ainda é uma criança que brinca rumo a identidade do seu povo, que na grande maioria são oriundos do interior do estado, o que da a cidade esse charmoso ar de "roça grande" onde todo mundo se conhece, fala um do outro e sempre tem uma boa alma disposta a nos "emprestar" um tiquim de café.

Temos uma religiosidade barroca e dramática entranhada na nossa tradição, que se apresenta tanto no nosso jeito desconfiado quanto na culinária temperada com "ora-pro-nobis" e principalmente pelas diversas vezes em que passamos em frente a uma igreja e fazemos o sinal da cruz. Não poderia ser diferente a história de uma capital erguida em torno de uma então capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, santa de predileção dos tropeiros que viajavam pelas Minas Gerais e tinham o "Curral Del Rey" como ponto de encontro.

A vontade de se construir uma capital moderna, aos moldes de Washington, com edificações em art déco e posteriormente com todo o modernismo do ainda jovem Niemeyer, contrastaram com essa essência que o mineiro carrega no olhar e em seu jeitinho manso de falar.

Por isso, aviso aos navegantes: Não venham resumir Minas ou BH a um pão de queijo ou à igrejinha da pampulha, nada contra os dois, adoro, morro de orgulho, mas acredito que com esse breve texto deu pra entender que não só de queijo e polvilho se faz um mineiro.

...

e em homenagem a capital mais "interiorana", charmosa e democrática do país (ta, parei de novo...rs) uma musiquinha beeeeem marketeira, mas que enche meu coraçãozinho bairrista de emoção.

"Dias de sol
Noites de Luz
Belo Horizonte um poema
Traços que o arquiteto imaginou
Para deixá-la mais bela
um sabor
um clima
quem te vê
não esquece jamais
com sorrisos no olhar
abraços vou te dar
pra gente se encontrar
BH é o lugar!"

...

"Nossa Senhora da Boa Viagem, Rogai por Nós"

Nenhum comentário: